A pé

Segundo a Pesquisa Origem e Destino do Metrô (OD), em 2007,  o número de viagens diárias a pé chegavam a 7.244.307 – um pouco mais do que as 6.587.779 viagens diárias feitas de carro, por exemplo (para uma comparação sucinta com os outros modais, veja aqui).

Mas a OD, só considera viagem a pé “aquela realizada a pé da origem ao destino; não se complementa com nenhum outro modo de transporte (…) quando a distância da viagem a pé foi superior a 500 metros”. Ora, se acrescentarmos a essas viagens, todas aquelas realizadas por outros meios de transporte (como ônibus, metrô ou trem, e mesmo carro) que podem começar ou terminar a pé, esse modo de deslocamento passa a representar mais de 70% dos deslocamentos da cidade.

Então, por que apenas o viário para carros recebe investimentos? As calçadas são mais esburacadas que as ruas? As faixas de pedestres escassas? Os semáforos para pedestres demoram 3 segundos?

“A proporção do uso espaço do sistema viário da cidade, que compreende também os espaços destinados aos pedestres, não acompanha a mesma proporção, tornando o exercício do modo de transporte a pé um desafio cotidiano para quem opta por ele ou é obrigado a exercê-lo, fazendo-os as maiores vítimas do trânsito.”(MALATESTA. Andar a pé, 2008)

Acreditamos que o modal a pé deveria ser o mais valorizados em qualquer política de mobilidade urbana, em particular na cidade de São Paulo e ser a prioridade nos planos de mobilidade.

Veja aqui todas as notícias sobre “A pé“.

E mais:

SampaPé: www.sampape.com.br e www.facebook.com/sampape.sp

Projeto de Lei para o Estatuto do Pedestre no Município de São Paulo

Conheça as  regras para arrumar a sua calçada

Caminho Escolar do Paraisópolis (São Paulo)

Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Um blog sobre como andar melhor nos nossos bairros

%d blogueiros gostam disto: