Todos os dias ouvimos dizer que a cidade está parada, expressão que reflete incredulidade e indignação diante da negação do direito de ir e vir. Não é de hoje, tambem, que os meios de comunicação alardeiam o colapso do sistema viário nas megalópoles, edificadas ao longo de anos e anos em função da lógica de produção e da circulação dos automóveis. E agora, o que fazer?
Partindo do princípio básico que as cidades devem ser lugares construídos para pessoas e não apenas para automóveis, nossa proposta é olhar ao nosso redor e avaliar o que queremos e o que é possível fazer para melhorar a circulação no lugar em que vivemos, desde crianças, idosos e cadeirantes, até carros, ônibus e cargas. Proprietários de automóveis ou não, todo cidadão deve ter o direito de circular por aí.
Procurando interagir com as áreas específicas do poder público, responsáveis por efetivar estas transformações, um grupo de moradores de Pinheiros se reuniu para pensar e agir no território deste bairro. Este blog é feito por estas pessoas. Participe, este espaço também é seu.
A ideia é trabalhar junto ao poder público, notadamente através dos conselhos municipais, com a Subprefeitura de Pinheiros, a câmara municipal, e acompanhar o trabalho de ONGs de outras instituições dedicadas à mobilidade.
Contato: mobilidadepinheiros@gmail.com
Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros (CADES-PI) . CADES-PI inaugurou o GT Mobilidade, que se reúne mensalmente e está aberto à participação de todos os cidadãos que vivem na região da Subprefeitura de Pinheiros. Entre em contato: cades.sub.pinheiros@gmail.com
Conselho Participativo de Pinheiros
Conselho Municipal de Transporte e Trânsito
Frente Parlamentar de Mobilidade Humana
GT Mobilidade da Rede Nossa São Paulo
Contribuem para este blog
Fernanda Salles, Flávio Scavasin, Joana Canêdo, Madalena Buzzo, Rafael Calabria, Thaís Mauad